Pinto da Costa

Pinto da Costa concedeu, esta segunda-feira, uma entrevista ao Porto Canal na qual apontou baterias à arbitragem liderada por Artur Soares Dias no empate do FC Porto diante do Rio Ave (1-1).

VAR“Se eu estiver aqui a ver um jogo e entretanto olhar para um lado e estiver distraído não posso avisar o árbitro sobre o que se passou. Se se sabe que há quem não tenha qualidade, não podem ser nomeados.”

Fora de jogo de três centímetros: “Sobre isso vou dar à minha opinião. Vamos pedir uma auditoria ao funcionamento do VAR e dessas linhas. Pergunto se para mostrar uma linha com três centímetros de fora de jogo são precisos seis minutos? É muito tempo. Se calhar, desses seis minutos deu tempo para colocar linhas à frente, atrás, para o lado… Seis minutos para por uma linha e ver que um indivíduo está adiantado ou atrasado. Não demora seis minutos para anular um golo. Foi muito tempo. Inexplicavelmente.”

Pressão sobre os árbitros“De maneira nenhuma! Não é pressão. Se os árbitros têm o VAR… Para que serve o VAR? Ainda agora no jogo em Setúbal foi marcado um penálti, e bem, pelo VAR. Sim senhor, porque é que o VAR funciona em Setúbal e não funciona no Porto? O que é que o senhor Vasco Santos está a fazer no VAR? Não tem capacidade, está distraído? Não tem condições para numa altura destas, em que uma decisão destas pode vir a decidir um campeonato… Um campeonato não pode ficar resolvido a um erro de um árbitro num jogo em que se negaram dois pontos ao FC Porto.”

Árbitros“Temos uma média de árbitros razoável. Nós temos azar. Qualquer árbitro de segunda divisão apitaria estes três penáltis. Se estivesse no VAR, não deixava de chamar a atenção do árbitro. Tivemos azar e é evidente que o CA estará atento e compreenderá que se eles têm azar nos jogos do FC Porto e nós temos azar com eles. O melhor para evitar azar de um lado e outro é evitar que eles apitem jogos do FC Porto.”

Soares Dias: “Se ele é o melhor árbitro, ainda mais preocupante é. Se algumas pessoas o consideram o melhor e perante um lance destes, em que ele está a dois metros da jogada, não marca um penálti deste tamanho. A Torre dos Cléricos é demasiado pequena para comparar com o tamanho deste penálti. Tenho a certeza que os responsáveis vão agir e procurar explicação para este caso. Não sei se o Soares Dias estaria cansado. Parece que foi para a Grécia, num jogo que correu mal e que houve mosquitos por corda no intervalo. Defende-se a profissionalização dos árbitros, mas depois há árbitros que vão apitar à Grécia, à Arábia Saudita… Parece que fazem o que querem e que escolhem os jogos. Repito, não ponho em causa a seriedade de nenhum, mas ponho a capacidade. A pessoa está convencida de que é o melhor do mundo e depois faz atuações destas. Mal da arbitragem se este é o melhor.”

Intencionalidade dos árbitros“Eu só falo de factos e peço explicações. Sei que o Conselho de Arbitragem fica incomodado com determinadas situações.  É inacreditável e uma coincidência que árbitros que marcam penáltis menos evidentes que estes quando estão no VAR desconhecem e ignoram. Alertei o CA que fico incomodado. Como é que pode não marcar um penálti destes?”

Erros do árbitro frente ao Rio Ave: “Nestes três casos foram erros do árbitro e do VAR. Não sei qual a maior responsabilidade. Há uma coisa que quero, desde já, dizer. Sei que foi feita uma queixa contra o Sérgio Conceição. Não ponho em causa nem em dúvida a seriedade de toda a gente que anda no futebol. Quando tiver provas em contrárias, denuncio. Não constatar erros grosseiros, crassos e impensáveis é uma coisa diferente. Entendo que me assiste todo o direito de os mencionar.

O que se passou no FC Porto-Rio Ave neste lance [queda de Marega na grande área], não houve nenhum comentador, mesmo os que normalmente são hostis ao FC Porto, que não dissesse que era um penálti indiscutível. Houve um comentador do Record que disse que era, mas no dia seguinte, Marco Ferreira veio retificar e dizer que tinha analisado mal.

Teve a hombridade de recuar e dar a opinião correta. Foi, de facto, tão evidente que ainda hoje não compreendo como é que o árbitro não conseguiu ver esta grande penalidade e como é que o senhor Vasco Santos está a ver aquilo e não faz nada. Eu não venho aqui a analisar as jogadas do Benfica, nem os penáltis. Não me interessa, não é problema meu. Nem venho pedir árbitros estrangeiros porque quando se está a pedir árbitros estrangeiros está a duvidar-se da seriedade dos árbitros portugueses.

Os árbitros estrangeiros também erram. Não é isso que resolve o problema. Como é que possível o senhor Vasco Santos não assinalar e não chamar a atenção do árbitro para ir ver as imagens. Isto prova uma incapacidade deste senhor estar a exercer estas funções. Não é possível! O que me preocupa é não haver ninguém que possa dizer que isto não é penálti.

O que me preocupa mais é que sei que o senhor Soares Dias, depois de ter terminado o jogo e já estava no balneário, abriu a porta e virando-se para o engenheiro Luís Gonçalves diz: ‘Eu já vi as imagens e não é penálti‘. Mas que imagens é que o senhor Soares Dias viu para dizer que não é penálti? Se considera que isto não é penálti não tem condições para continuar a arbitrar. Ele que mostre as imagens que viu. Eu espero que ele venha mostrar as imagens que viu e que justificaram a atitude de não marcar. O senhor Vasco Santos é inconcebível. Sempre tive muitas dúvidas o que iria ser o funcionamento do VAR. Parece que tem havido muitos penáltis nos outros jogos e que são dados pelo VAR. O VAR não funciona nos jogos do FC Porto?”

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *